Explosões no Iraque visam polícia e matam 30 pessoas

Por Ahmed Rasheed e Aseel Kami BAGDÁ, 1o (Reuters) - Explosões na academia de polícia de Bagdá e na cidade de Mosul, no norte do Iraque, mataram 30 pessoas e feriram dezenas nesta segunda-feira, horas depois que um ataque a bomba feriu uma importante autoridade iraquiana, disse a polícia.

Reuters |

A violência no Iraque caiu bruscamente no último ano, como resultado de severas ações de segurança que representaram aos grupos insurgentes do país um grande golpe, mas autoridades dizem que militantes estão agora concentrando seus esforços em ataques para chamar a atenção antes das eleições do ano que vem.

Os ataques provavelmente foram feitos com o objetivo de reiniciar os conflitos entre as minorias árabes sunitas, que dominavam o Iraque durante o governo do ex-ditador Saddam Hussein, e os xiitas, que agora estão no controle.

Pessoas formavam uma fila na porta de trás da academia de polícia no leste de Bagdá para registros e alistamento quando um carro-bomba explodiu. Minutos depois, ocorreu um ataque com um homem-bomba.

Quinze policiais iraquianos ou recrutas da polícia foram mortos e outras 45 pessoas ficaram feridas, algumas delas policiais, afirmou o Exército dos EUA.

Os ataques deixaram uma cratera perto da academia, e carteiras contendo cédulas de identidade pedidas para o alistamento estavam espalhadas pela rua, como mostraram imagens da Reuters television.

Pouco depois dos ataques de Bagdá, a polícia afirmou que um outro carro-bomba matou 15 pessoas e feriu 38 em Mosul, cidade que, segundo autoridades, é o último reduto da al Qaeda e de outros insurgentes que uma vez já controlaram trechos do Iraque.

O ataque em Mosul tinha como alvo uma patrulha conjunta de policiais iraquianos e militares dos EUA, afirmou a polícia. O Exército dos EUA disse que nenhum soldado norte-americano foi vitimado no ataque. O principal hospital de Mosul informou ter recebido 15 corpos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG