BAGDÁ (Reuters) - Diversas explosões de bombas mataram 14 pessoas no Iraque nesta terça-feira, incluindo uma criança atingida por uma detonação do lado de fora de sua escola, na cidade de Mosul, no norte do país, informou a polícia. Os alunos estavam deixando a escola quando a bomba foi detonada, matando quatro pessoas e ferindo doze. Alguns alunos estão entre os feridos. A explosão matou também uma menina de dois anos e dois adultos que estavam em um mercado próximo.

O nível de violência diminuiu no Iraque, mas os militantes frequentemente demonstram sua habilidade para realizar ataques mortais.

Uma série de explosões aconteceu nos últimos dias, enquanto o Iraque prepara suas forças de segurança para assumir as responsabilidades das tropas norte-americanas, que devem se retirar das cidades no meio de 2009 e deixar completamente o país até o fim de 2011, de acordo com um pacto de segurança aprovado pelo parlamento iraquiano na última quinta-feira.

Muitos ataques têm o objetivo de reiniciar a violência sectária entre a minoria sunita e a maioria xiita, atrapalhando os preparativos para as eleições regionais de janeiro, e também demonstrar rejeição ao pacto de segurança, segundo autoridades.

"Consideramos estes ataques como mensagens", disse o diretor de mídia do Ministério do Interior, o general-brigadeiro Alaa al-Taie.

"A primeira mensagem é: 'ainda estamos aqui'. A segunda é: eles rejeitam o acordo. Eles querem criar uma atmosfera de medo".

Em um segundo ataque, uma bomba colocada na beira de uma estrada atingiu um patrulha militar, matando cinco soldados em Hilla, ao sul de Bagdá, segundo a polícia e testemunhas.

"A explosão atingiu o primeiro veículo. Tudo explodiu e pegou fogo", disse a testemunha Ali al-Jabouri à Reuters.

Na cidade de Tal Afar, ao norte, um carro-bomba matou cinco homens e feriu 30 pessoas, incluindo cinco crianças, informou à Reuters Sabin Hussein, médico do principal hospital da cidade.

(Reportagem de Ahmed Rasheed e Wisam Mohammed)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.