Explosões causam danos em estações de trem do País Basco

Dois ataques com bomba e coquetéis molotov destruíram parcialmente na madrugada deste sábado as estações do Euskotrem nas localidades de Berriz e Amorebieta, no País Basco espanhol, produzindo importantes danos materiais, mas sem deixar feridos, informou o departamento do Interior do governo autônomo basco.

AFP |

"Houve uma explosão à meia-noite e meia na estação do Euskotrem (trem basco de bitola estreita) de Berriz. Os danos materiais são importantes, mas não há feridos", disse à AFP um porta-voz do departamento basco do Interior.

"Agentes foram até o local para determinar se é um ato de violência urbana ou um atentado", revelou o funcionário, acrescentando que não houve qualquer comunicado prévio à explosão, como geralmente faz a organização separatista basca ETA.

Posteriormente, às 02h30 local, uma estação da mesma linha, na vizinha cidade de Amorebieta, foi atacada com dois coquetéis molotov, em uma ação que não deixou feridos, acrescentou o porta-voz.

Os ataques ocorrem no dia em que o presidente do governo basco, o nacionalista Juan José Ibarretxe, pretendia organizar um referendo na comunidade autônoma sobre o direito dos bascos à autodeterminação. A consulta foi declarada ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol.

Leia mais sobre atentados

    Leia tudo sobre: atentado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG