Explosão provoca incêndio em oleoduto na Turquia

Istambul, 6 ago (EFE).- Uma explosão acidental, que não deixou vítimas, causou um incêndio no oleoduto transcaucasiano Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC) em sua passagem pela província turca de Erzincan, porém as chamas foram controladas pelos bombeiros.

EFE |

Segundo a emissora "CNN-Türk", a explosão aconteceu na noite de ontem por causas ainda desconhecidas, apesar de os diretores da companhia petrolífera estatal turca Botas descartarem que se trata de sabotagem.

Segundo o governador regional da comarca de Refahiye (Erzincan), Mehmet Makas, a explosão foi fruto de um defeito do encanamento.

As equipes de bombeiros seguiram imediatamente para o local do incêndio, que provocou labaredas de até 50 metros.

Apesar de as chamas terem sido controladas, os trabalhos continuam hoje para apagar definitivamente o fogo.

O fluxo de petróleo foi suspenso e as bombas foram desligadas até que o oleoduto seja esfriado.

O principal temor dos responsáveis do oleoduto foi de que as chamas pudessem afetar o gasoduto que passa a cerca de 20 metros da linha BTC nesta província. Porém, já não há risco de que o fogo se estenderá.

O oleoduto em questão bombeia petróleo da margem azerbaijana do Mar Cáspio, através da Geórgia e até o porto turco de Ceyhan (no litoral Mediterrânea) ao longo de 1.768 quilômetros, o que o transforma na segunda infra-estrutura deste tipo mais extensa do mundo. EFE amu/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG