A explosão ocorrida na madrugada deste sábado, na estação de Bérriz (País Basco, norte), que causou danos materiais significativos, mas não deixou feridos, foi causada por uma bomba, informou o Departamento do Interior do Governo autônomo basco.

"Sabemos que a explosão foi originada por um artefato de tipo misto, ou seja, composto por um detonador e por um líquido inflamável", disse à AFP um porta-voz desse departamento.

A explosão aconteceu à 00h30 (19h30 de Brasília), na estação de Euskotren (trem basco de via estreita entre Bilbao e a fronteira francesa, passando por San Sebastián) de Bérriz.

À noite, o Departamento basco do Interior informou que vários agentes se deslocaram para a área da explosão para verificar se se tratava de um ato de "kale borroka" (violência de rua, em euskera), ou de um atentado da organização separatista armada basca ETA.

"Não atribuímos esse ataque a ninguém", destacou o porta-voz, neste sábado de manhã, acrescentando que policiais especializados em explosivos vão fazer um relatório sobre a composição do artefato.

Essa deflagração não foi precedida de qualquer aviso, como costuma acontecer nos atentados da ETA.

vg/tt

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.