Explosão mata deputado xiita e gera confrontos em Bagdá

Por Mariam Karouny e Aseel Kami BAGDÁ (Reuters) - Um deputado ligado ao clérigo antiamericano Moqtada Al Sadr foi morto na quinta-feira por um atentado a bomba em Bagdá, o que pode ser o prenúncio de uma onda de crimes políticos antes das próximas eleições regionais, em janeiro.

Reuters |

Saleh Al Uagili morreu em um hospital da capital depois de ficar ferido em uma explosão que atingiu seu carro no bairro de Habibiya, zona leste de Bagdá.

O embaixador dos EUA, Ryan Crocker, e o comandante militar norte-americano Ray Odierno lamentaram a morte de Ugaili, qualificando-a como "um ataque contra as instituições democráticas do Iraque".

Horas depois, ocorreram confrontos entre militares locais e norte-americanos e atiradores de Sadr City, bairro de Bagdá que é reduto do religioso. A polícia disse desconhecer o número de vítimas, e os militares norte-americanos afirmaram estar verificando os incidentes.

Caças foram mobilizados, e houve várias explosões nas calçadas, de acordo com a polícia, acrescentando haver relatos sobre a presença na área de combatentes ligados à milícia Exército Mehdi, de Sadr.

O deputado Bahaa Al Araji, colega de bancada de Ugaili, disse que a explosão ocorreu a poucos metros de um posto de controle militar iraquiano, e que o bloco sadrista, que ocupa 30 das 275 cadeiras do Parlamento, exigiu uma investigação.

"Não excluímos a possibilidade de que tenha sido um grupo ligado ao governo. A área onde ele foi morto é cem por cento controlada pelo governo", disse ele.

As primeiras informações da polícia davam conta de que uma bomba escondida numa moto explodiu à passagem do comboio de Ugaili, e que dois guarda-costas dele também morreram.

O primeiro-ministro Nuri Al Maliki, também xiita, divulgou nota condenado o ataque e prometendo uma investigação.

Ugaili, de quase 40 anos, era doutor em História e lecionava na Universidade de Bagdá.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG