Explosão em mesquita mata ao menos 39 no Irã

Ataque ocorreu no momento em que centenas de fiéis participavam da cerimônia da Ashura, importante festa do calendário xiita

iG São Paulo |

Uma explosão diante de uma mesquita na cidade de Chabahar, sudeste do Irã, deixou pelo menos 39 mortos nesta quarta-feira, informou a agência de notícias iraniana Irna.

O ataque ocorreu no momento em que centenas de fiéis participavam da cerimônia da Ashura, festividade mais importante do calendário xiita.

Segundo um responsável da organização Crescente Vermelho Iraniano, citado pela agência Isna, há cerca de 50 feridos, muitos em estado grave. A Província de Sistan-Baluchestan, onde fica Chabahar, sofreu no último ano os dois atentados terroristas mais graves do Irã nos últimos 20 anos.

Em outubro de 2009, 42 pessoas, entre elas dois altos comandantes da Guarda Revolucionária - o corpo de elite das forças de segurança iranianas -, e 15 oficiais morreram em um atentado suicida perto da fronteira com o Afeganistão.

nullEm maio desse mesmo ano, pelo menos 25 pessoas perderam a vida em um atentado suicida no interior de uma mesquita na cidade Zahedan, uma das duas capitais de Sistan-Baluchestan.

Na região atua o grupo armado sunita de Jundullah (Exército de Deus), opositor ao regime xiita de Teerã e cujo líder, Abdolmalek Rigi, foi executado em junho, quatro meses após ser capturado pelas autoridades iranianas.

Diversos grupos armados hostis ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estão em atividade no país, incluindo separatistas curdos no noroeste, militantes baluchis no sudeste e árabes no sudoeste.

Repercussão

O presidente dos EUA, Barack Obama, condenou a ação, que chamou de "ultrajante" ataque terrorista. Segundo a declaração, "o assassinato de civis inocentes no local de culto" é "uma grande ofensa e os que o praticaram devem ser responsabilizados. Trata-se de um ato ignominioso e covarde", acrescentou.

Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: irãexplosãoatentadoxiitaataquebomba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG