Explosão é registrada em usina nuclear no sul da França

Segundo autoridades francesas, acidente deixou um morto e quatro feridos, mas não há risco de vazamento radioativo

iG São Paulo |

Uma explosão na usina nuclear de Centraco, em Marcoule, no sul da França, deixou um morto e quatro feridos nesta segunda-feira, segundo informou a Comissão de Energia Atômica do país. As autoridades francesas disseram não haver risco de vazamento de material radioativo.

AP
Helicóptero de equipe médica pousa na usina de Marcoule, no sul da França

A explosão ocorreu às 11h45 no horário local (6h45 de Brasília) e foi causada por um incêndio em um depósito de lixo radioativo. Um perímetro de segurança foi criado ao redor do local.

Segundo a rede britânica BBC, a usina é um dos principais locais envolvidos na descontaminação de instalações nucleares desativadas da França e no tratamento e armazenamento de resíduos nucleares.

Localizada na região de Gard, a usina produz um combustível chamado Mox a partir do plutônio reciclado de armas nucleares, mas não inclui reatores, segundo a BBC.

A planta da Centraco em Marcoule foi aberta em 1955 e é uma das usinas nucleares mais antigas da França.  Cerca de 70% da energia consumida na França vem de fontes nucleares, um dos mais altos percentuais do mundo.

Além da produção de energia, a usina de Marcoule teve papel fundamental no programa francês para a fabricação de armamentos atômicos, como o combustível usado nos testes com bombas nos anos 1960.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), da ONU, disse estar acompanhando os desdobramentos do acidente junto às autoridades francesas.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: usina nuclearfrançaexplosão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG