Explosão de motocicleta mata ao menos 15 pessoas no Iraque

BAGDÁ - Pelo menos 15 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira na explosão de uma motocicleta no centro de Bagdá, informou a polícia.

Redação com agências internacionais |

AP
Homens carregam motos destruídas no ataque
Homens carregam motos destruídas no ataque

A explosão aconteceu pela manhã (horário local), em um movimentado mercado onde iraquianos compram e vendem motos. Ghaith Abdul-Allah estava no local e disse ter visto uma bola de fogo. "Quando a fumaça se dissipou, vi um grande número de pessoas no chão, com muito sangue", afirmou.

Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ataque e a polícia não sabe se os explosivos foram detonados à distância ou se o ataque foi suicida.

Uma sucessão de explosões fez surgirem dúvidas sobre a habilidade das forças iraquianas de manter o controle do país diante de grupos insurgentes persistentes, já que os Estados Unidos devem completar a retirada de suas tropas das cidades e vilarejos iraquianos até 30 de junho.

A violência havia caído drasticamente em todo o Iraque no último ano, mas os militantes, entre os quais o grupo islâmico sunita Al Qaeda, continuam a realizar atentados suicidas e com carros-bomba, com o objetivo de minar o governo liderado por muçulmanos xiitas e voltar a reacender o conflito sectário.

Na quinta-feira, centenas de iraquianos revoltados se concentraram em torno dos escombros de um mercado de Bagdá alvo de um atentado no qual 72 pessoas foram mortas. Eles exigiram melhor proteção do governo depois que as tropas dos Estados Unidos se retirarem para suas bases.

(Com informações da AP e da Reuters)

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG