Explosão de gás fere 28 em Barcelona

Barcelona, 3 dez (EFE).- Uma explosão de gás feriu gravemente 28 pessoas nesta madrugada em Barcelona, na Espanha, além de desabrigar cerca de 50 moradores do bairro de Qual nEspinós de Gavà.

EFE |

A explosão, cujas causas ainda não foram determinadas, acordou os moradores às 3h no bairro subrubano, habitado majoritariamente por imigrantes e ciganos.

Além do estrondo, a explosão causou um incêndio que condenou um prédio à demolição.

Moradores criticaram os bombeiros e demais serviços de emergência por demorarem no socorro, o que obrigou vizinhos a levarem feridos para hospitais por conta própria.

O conselheiro do Interior, Joan Saura, negou o atraso, afirmando que o primeiro carro de bombeiros chegou ao local oito minutos após receber o aviso, e classificou como "exemplar" a reação das equipes de emergência.

Os feridos mais graves correm risco de morte, após sofrerem queimaduras em até 60% de seus corpos, segundo o Departamento de Saúde.

Os feridos estão distribuídos por cinco hospitais, com os mais graves sendo transferidos à Unidade de Grandes Queimados do hospital de Vall d'Hebron, centro de referência neste tipo de lesões.

Um centro cívico de Gavá próximo ao local serviu de abrigo para mais de 50 moradores desalojados.

O Departamento do Meio Ambiente e Habitação, proprietário do edifício que será demolido, através da empresa pública Adigsa, está buscando um alojamento provisório para os moradores do imóvel, no qual havia 40 pessoas registradas.

O edifício faz parte, junto com outros quatro blocos, de um conjunto imobiliário concluído em 1997. EFE jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG