Explosão de carro-bomba no Paquistão deixa pelo menos 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta terça-feira, em um atentado com carro-bomba perpetrado em um mercado da cidade de Dera Ghazi Jan, na região central do Paquistão, indicou Mubarak Ali, chefe da polícia local.

AFP |

"Há pelo menos 20 mortos e 50 feridos", declarou Ali.

"Foi uma explosão potente que aconteceu no meio do mercado de Josa, o mais frequentado da cidade", acrescentou. Boa parte do mercado ficou completamente destruída, e uma mesquita próxima ao local da explosão foi seriamente danificada.

Segundo Hasan Iqbal, chefe da administração municipal, várias pessoas ainda estão sob os escombros.

"As operações de resgate começaram, e tememos que o balanço de vítimas seja pior", afirmou. "Foi uma ação terrorista, como as que acontecem em outras partes do país".

"Declaramos estado de emergência e o hospital está lotado de gente em busca de seus familiares", relatou o secretário de Saúde do distrito de Dera Ghazi Jan, Pervez Haider.

Testemunhas indicaram que a explosão deixou uma cratera no centro do mercado, e várias lojas tiveram o teto derrubado.

Dera Ghazi Jan fica 500 quilômetros a sudoeste de Islamabad, não muito distante da fronteira com o Afeganistão, onde o exército paquistanês combate a insurgência dos talibãs aliados à Al Qaeda. O ataque é o último de uma série de sangrentos atentados que assombraram o Paquistão nas últimas semanas.

Na semana passada, quatro atentados em 24 horas deixaram pelo menos 66 mortos no leste do país.

Estes ataques não foram reivindicados, mas a grande maioria dos atentados que deixaram mais de 2.700 mortos desde 2007 foi perpetrada pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).

asq-sjd-sz/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG