Duas bombas em veículo que transportava combustível para base da Otan deixam 10 mortos e 45 feridos

Jovens afegãos são vistos em frente a caminhão que explodiu na província de Parwan, ao norte de Cabul
AP
Jovens afegãos são vistos em frente a caminhão que explodiu na província de Parwan, ao norte de Cabul

A explosão de um caminhão-tanque que se dirigia à base aérea da Otan em Bagram, no Afeganistão, deixou ao menos 10 mortos e 45 feridos, informaram autoridades afegãs nesta quarta-feira.

O atentado ocorreu na noite de terça-feira na província de Parwan, quando uma bomba que estava escondida dentro do veículo causou uma pequena explosão e abriu um buraco na lateral do caminhão, que transportava combustível.

"Muitos civis se aproximaram do caminhão para recolher o combustível que vazava quando houve uma segunda explosão que deixou dez mortos", afirmou o governador de Parwan, Basir Salangui.

Segundo testemunhas, a segunda explosão deixou o caminhão completamente em chamas.

"Escutei um barulho e, quando saí, vi que o combustível vazava do caminhão", disse Ajmal, um agricultor de 35 anos que mora perto do local do acidente. "Poucos minutos depois, as pessoas chegaram com baldes e jarros para pegar combustível, e de repente tudo começou a queimar", disse.

Roshna Khalid, uma porta-voz do governo provincial, disse que a bomba fora colada na lateral do caminhão com um ímã.

Nenhuma organização assumiu o atentado até agora. A base aérea de Bagram, a 50 quilômetros da capital, Cabul, é uma das principais instalações militares da missão da Otan no Afeganistão.

Com EFE, Reuters e AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.