Explosão de bomba mata 1 e fere 2 em Mianmar

Bangcoc, 27 mar (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na explosão de uma bomba em Yangun, a antiga capital de Mianmar, às vésperas da parada militar anual do regime.

EFE |

A explosão aconteceu na noite de quinta-feira, numa área comercial do norte da cidade, onde, no começo do mês, outros dois artefatos foram detonados sem causar danos, informou hoje (sexta-feira, na hora local) o jornal "The Irrawaddy".

Até o momento, a imprensa oficial não divulgou o ocorrido. Porém, as autoridades já atribuíram o ataque a grupos terroristas formados por dissidentes, uma vez que vários dos atentados cometidos nos últimos meses coincidiram com os aniversários dos protestos de 2007 e 1988 contra o Governo, brutalmente reprimidos pelo Exército.

Nesta sexta-feira, a Junta Militar que governa Mianmar promoverá na nova capital, Naypidaw, seu tradicional desfile anual, que será comandado pelo general Than Shwe, atualmente no poder.

Mianmar é governada pelos militares desde 1962 e não realiza eleições democráticas desde 1990, quando a oposição liderada por Aung San Suu Kyi impôs uma esmagadora derrota ao partido governista, apesar de estes resultados nunca terem sido reconhecidos pelo regime.

Suu Kyi, agraciada com o Nobel da Paz em 1991, encontra-se em prisão domiciliar desde 2003. EFE grc/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG