Explosão de bomba de oxigênio pode ter causado o rombo no Boeing australiano

Investigadores da segurança aérea indicaram neste domingo que e explosão de uma bomba de oxigênio pode ter causado o enorme rombo na fuselagem do Boing da companhia australiana Qantas que teve de realizar um pouso de emergência em Manila, Filipinas, na sexta-feira.

AFP |

Vários investigadores informaram ter dado por falta no avião de uma bomba de oxigênio de emergênciam, e pediram à companhia aérea que inspecione todos os cilindros da frota do Boeing 747.

"É muito cedo para dizer se esta foi a causa da explosão", ressaltou o investigador do Departamento Australiano de Segurança nos Transportes, Neville Blyth, acrescentando que seus colegas descartaram a hipótese de um ataque terrorista.

"Não há provas de que houve um problema de segurança. Os cães rastreadores filipinos inspecionado as malas e não encontraram qualquer material suspeito", acrescentou.

Blyth indicou ainda que dentro de dois ou três meses será divulgado um relatório preliminar da investigação.

Vários passageiros do Boeing 747 da Qantas contaram que, depois de ouvir um barulho muito alto, o avião, que voava entre Londres e Melbourne, via Hong Kong, sofreu uma queda de mais de 6.000 metros.

Não houve nenhum ferido entre os 346 passageiros e 19 membros da tripulação. O aparelho teve de aterrissar depois da forte despressurização causado pelo buraco na fuselagem.

O aparelho, o vôo QF30, havia decolado de Hong Kong às 09H00 locais e tinha previsto aterrissar em Melbourne às 11H45, segundo o site da Qantas.

Lorena Dimaya, porta-voz da Qantas em Manila, garantiu que o acidente não representou ameaça de vida para os passageiros.

A companhia enfatizou que o aparelho 747-400 envolvido nesse acidente não foi o mesmo utilizado pelo Papa Bento XVI em sua partida da Austrália durante a recente visita a Sydney por ocasião da realização das Jornadas Mundiais da Juventude.

mm-ns/cn

    Leia tudo sobre: austrália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG