Explosão atinge base militar do Irã

Acidente aconteceu em depósito de munições da Guarda Revolucionária, deixando 17 mortos e 16 feridos; explosão foi sentida na capital

iG São Paulo |

Uma explosão acidental atingiu neste sábado um depósito de armas de uma base militar da Guarda Revolucionária (Exército de elite do regime iraniano) em um subúrbio de Teerã, deixando ao menos 17 soldados mortos e 16 feridos, disseram autoridades.

AP
Reprodução de vídeo amador mostra fumaça subindo de local de explosão em depósito de munição a oeste de Teerã, Irã
A explosão aconteceu quando os militares transportavam munições na base, disse o porta-voz da Guarda Ramazan Sharif. A base fica nos arredores da vila de Bidganeh, 40 km a sudoeste da capital. "Meus colegas transportavam munição em um dos depósitos quando a explosão aconteceu como resultado de um acidente", disse. Segundo ele, um dos feridos está em situação crítica.

O parlamentar Parviz Soroori descartou a possibilidade de sabotagem. "O incidente não decorre de nenhuma sabotagem. Não tem nada a ver com política", disse Soroori, segundo o site do Parlamento iraniano, icana.ir.

A explosão foi sentida nos bairros da região oeste da capital iraniana e ouvida no centro da cidade. Janelas e portas balançaram, segundo várias testemunhas.

De acordo com a agência de notícias local Fars, a explosão às 13h30 locais (8h30 de Brasília) provocou pânico na população. Ambulâncias, um helicóptero médico e equipes de socorro com cães farejadores foram enviados ao local, informou um funcionário do Centro de Emergência de Teerã, citado pela agência de notícias Isna.

Inicialmente foi informado que a explosão havia acontecido num posto de distribuição de gás, mas mais tarde houve a confirmação de que o local atingido era uma base militar. "Explodiu uma grande quantidade de munição", disse o parlamentar iraniano Hossein Garoosi disse à icana.ir.

As Forças Armadas iranianas dispõem de várias bases na periferia de Teerã. Em outubro de 2010, uma explosão acidental de um depósito pertencente à Guarda deixou cerca de 20 mortos em Khorramabad.

*Com EFE, AP, AFP e BBC

    Leia tudo sobre: irãbase militarteerãexplosãodepósito de munições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG