Exploradores encontram iate naufragado do czar Alexandre II

Moscou, 23 ago (EFE) - Uma equipe de pesquisadores submarinos encontrou perto do litoral russo do Mar Negro o iate naufragado que pertencia à família do czar da Rússia, Alexandre II (1818-1881), segundo informou hoje a agência Interfax.

EFE |

O iate "Livadia", nome da famosa residência de verão da dinastia real dos Romanov na Criméia, foi encontrado no fundo do mar, segundo Oleg Zolotariov, dirigente de um centro de pesquisas históricas.

O especialista explicou que se trata de um barco a vapor com roda de paletas, com uma caldeira de 460 cavalos de potência, que tem mais de 80 metros de comprimento e está dotado de quatro canhões.

O "Livadia" tinha participado da guerra russo-turca de 1877 e 1878, ano em que encalhou, em outubro, contra um recife enquanto navegava do porto de Sebastopol ao de Odessa e afundou, depois que sua tripulação foi evacuada à costa.

O imperador, que tinha subido ao trono em 1855, morreu três anos depois do naufrágio do iate, assassinado por um extremista em um atentado com bomba em São Petersburgo.EFE si/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG