Uma experiência divulgada na publicação científica Current Biology indica que um dos primatas mais próximos do homem compartinha alimentos de forma voluntária com outros da mesma espécie. Anteriormente, acreditava-se que o comportamento mostrado pelos bonobos, também conhecidos como chimpanzés-anões ou chimpanzés-pigmeus, era exclusivo dos humanos. http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2010/03/emp/100308_bonobos_comida_video.emp.xml target=_blankAssista ao vídeo

Na experiência, os cientistas Brian Hare, da Duke University, nos Estados Unidos e Suzy Kwetuenda, do centro para bonobos órfãos Lola y Bonobo, na República Democrática do Congo, deram comida para um dos primatas quando ele estava com fome.

A sala em que estava o bonobo que recebeu o alimento tinha outros dois compartimentos adjacentes, facilmente acessíveis ao macaco. Um deles estava vazio e no outro estava um bonobo.


Acreditava-se que esse tipo de comportamento era encontrado
em humanos (Imagem/Getty Images)


O primata faminto podia optar entre comer sozinho ou abrir a porta do compartimento - fechada com um gancho de madeira - e dividir o alimento com o outro bonobo.

Segundo o artigo de Hare, publicado na Current Biology, "descobrimos que as cobaias preferiram abrir a porta, voluntariamente para dividir a comida que eles poderiam, facilmente, ter consumido sozinhos".

Eles agora esperam descobrir por que os bonobos, aparentemente, preferem dividir sua comida.

Segundo Hare, as razões podem ser simplesmente altruístas, ou o primata pode ser movido por um motivo egoísta, como a expectativa de uma troca de favores.

Leia mais sobre: Bonobos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.