Ex-nazista Demjanjuk é expulso dos EUA para Alemanha

O ex-guarda de um campo de extermínio nazista John Demjanjuk partiu de Cleveland (Ohio) rumo à Alemanha, onde será julgado pela morte de 29 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

AFP |

Demjanjuk foi embarcado em um avião com destino a Munique, e partiu às 19H13 local (20H13 Brasília) do aeroporto Burke Lakefront de Cleveland.

Nascido na Ucrânia em 1920, Demjanjuk era soldado do Exército Vermelho quando foi capturado pelos nazistas, na primavera de 1942.

Após a captura, foi treinado em Treblinka, na Polônia ocupada pelos nazistas, para servir nos campos de Sobibor e Majdanek, também na Polônia, e em Flossenburg (sul da Alemanha).

Demjanjuk sempre alegou que foi obrigado a trabalhar para os nazistas e que os sobreviventes dos campos de extermínio o confundiram com outros guardas.

O ex-guarda emigrou para os Estados Unidos em 1952 com a família, instalando-se em Ohio, onde encontrou trabalho na indústria automobilística e mudou o nome de Ivan para John.

A Alemanha emitiu uma ordem de prisão em 11 de março passado pela morte de 29 mil judeus no campo de concentração de Sobibor.

mso/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG