especulações sobre saúde da refém das Farc - Mundo - iG" /

Ex-marido de Betancourt pede fim das especulações sobre saúde da refém das Farc

O ex-marido da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, Fabrice Delloye, pediu neste sábado o fim das especulações em torno da saúde dos reféns das Farc, em uma manifestação em Paris por um acordo humanitário entre a guerrilha e o governo colombianos.

AFP |

"Estão mal porque se encontram no cativeiro, sofrem de desnutrição, malária, alguns deles de leishmaniose, e outros, como Ingrid, de problemas hepáticos e cistos amebianos que tornam seu estado de saúde extremamente preocupante", declarou à AFP.

"O objetivo é retirá-los de lá e não especular sobre seu estado de saúde ou se se deve ou não atuar", acrescentou Fabrice Delloye, em uma manifestação pela paz na Colômbia diante da Prefeitura de Paris, onde uma grande imagem da refém está afixada.

As declarações foram feitas após o fracasso de uma missão humanitária enviada no início de abril pela França, depois que circularam informações alarmantes sobre seu estado de saúde.

Ingrid Betancourt, seqüestrada há seis anos, é um dos 39 reféns "políticos" que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) querem libertar em troca de 500 guerrilheiros presos, como parte de um "acordo humanitário".

As Farc querem fazer esta troca em Pradera e Florida (sudoeste da Colômbia), que para isso deveriam ser desmilitarizadas, opção rechaçada pelo presidente colombiano Alvaro Uribe.

cls/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG