Santiago do Chile, 2 ago (EFE).- O ex-chefe de Estado da Argentina Eduardo Duhalde disse que Luiz Inácio Lula da Silva é, sem dúvidas, o melhor presidente sul-americano, em declarações publicadas hoje pelo jornal La Tercera.

"É um homem de uma claríssima inteligência. Um homem apegado absolutamente ao funcionamento do sistema democrático. É o equilíbrio da região, que Chile e Uruguai não precisam, mas nós sim", ressaltou.

Duhalde também criticou Néstor Kirchner, que para ele cometeu "um erro histórico" ao escolher Cristina Fernández como sucessora na Presidência.

"Escolher uma pessoa sem experiência é um erro histórico. Não se pode governar em tempos de crise com pessoas que não têm experiência, portanto, quem tem que tomar decisões é ele (Néstor)", afirmou Duhalde Segundo o ex-líder, a presidente da Argentina "não pode governar sem Néstor, não tem nenhuma possibilidade".

Para ele, a política externa de Cristina é "agressiva", da mesma forma que a política interna.

"Da mesma forma que com o Uruguai e da mesma forma que com a política interna: agressiva. Em vez de resolver problemas em reuniões privadas, resolve através da imprensa. Assim conduzem a política internacional", disse Duhalde ao jornal. EFE pg/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.