Ex-guerrilheiro e ex-presidente vencem primárias no Uruguai

O ex-guerrilheiro José Mujica e o ex-presidente Luis Laccalle saíram vencedores das primárias organizadas neste domingo no Uruguai para designar os candidatos à eleição presidencial de 25 de outubro, segundo uma primeira pesquisa de boca-de-urna.

AFP |

Mujica, 75 anos, venceu com 53% a 57% dos votos contra 34% a 38% para seu principal adversário, o ex-ministro da Economia Danilo Astori, e conquistou a indicação da Frente Ampla (esquerda, no poder), segundo o instituto Fatcum.

Lacalle, 67 anos, reuniu 56% a 58% dos votos no Partido Nacional (direita, oposição), contra 42% a 44% para o senador Jorge Larranaga.

Mujica e Lacalle serão os dois principais candidatos à sucessão de Tabaré Vázquez, eleito em 2004. Vázquez, primeiro presidente de esquerda da história deste país de 3,3 milhões de habitantes, não tem o direito de se candidatar a um segundo mandato.

O candidato do Partido Colorado, que dominou durante anos a vida política do Uruguai mas que segundo as pesquisas tem poucas chances de triunfar em outubro, será Pedro Bordaberry, filho do ex-ditador Juan Bordaberry, preso por violações dos direitos humanos e que aguarda julgamento. Pedro Bordaberry foi designado com 74% a 80% dos votos.

yow/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG