Exército sudanês ocupa cidade em Darfur dominada por rebeldes

Cartum, 4 fev (EFE).- O Exército sudanês entrou hoje em Muhajeriya, no sul de Darfur, de onde saíram os milicianos do grupo rebelde Movimento de Justiça e Igualdade (MJI) que tinham ocupado o local em janeiro.

EFE |

O porta-voz do Exército sudanês, general Osman al-Agbash, anunciou em comunicado que os soldados entraram Muhajeriya sem encontrar resistência por parte dos rebeldes, que antes tinham fugido em direção a uma região montanhosa próxima.

Agbash afirmou que não houve vítimas civis, militares ou entre os insurgentes, mas vários agentes ficaram feridos.

O porta-voz acrescentou que o Exército já assumiu o controle da localidade e que perseguirá os rebeldes.

Muhajeriya foi ocupada em 14 de janeiro por combatentes do MJI, que expulsaram da área os milicianos do pró-governamental Movimento de Libertação do Sudão (MLS).

Segundo o general, durante esse tempo os civis se refugiaram junto ao quartel da força mista da ONU e da União Africana (Unamid), cujas tropas permaneceram na zona, enquanto outros fugiram da área por medo dos confrontos.

O Governo sudanês rejeitou na terça-feira uma oferta do líder do MJI, Khalil Ibrahim, que propôs retirar suas forças de Muhajeriya com a condição de que nem as tropas do Governo nem as milícias do MLS entrassem na cidade. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG