Exército sudanês lança novos ataques contra rebeldes em Darfur

Cartum, 20 set (EFE).- O Exército sudanês informou hoje que lançou novos ataques contra rebeldes em Darfur, apesar de a ONU ter declarado há algumas semanas que os confrontos entre ambos os lados havia acabado na região.

EFE |

Segundo um comunicado do Exército, militares sudaneses atacaram na quinta-feira vários refúgios rebeldes do Movimento de Libertação do Sudão na região de Korma, 70 quilômetros a noroeste de Fasher, capital do norte de Darfur.

O Exército diz que os rebeldes, liderados por Abdel Wahid Mohammed Noor, se dividiram em grupos especializadas em roubar e assustar os cidadãos, bloquear as estradas para os comboios comerciais e obrigar os deslocados a permanecer em campos de refugiados.

O comunicado afirma ainda que o Exército continuará a campanha para restabelecer a segurança na região.

Já o Presidente sudanês, Omar al-Bashir, assegurou hoje em discurso que a guerra em Darfur "se limitou e está prestes a terminar".

O conflito de Darfur começou quando, em fevereiro de 2003, dois grupos insurgentes pegaram em armas contra o regime, em protesto contra a pobreza e a marginalização que os habitantes da região sofriam.

Desde o início do conflito, cerca de 300 mil pessoas morreram e dois milhões e meio se viram obrigadas a abandonar seus lares, segundo cálculos da ONU. EFE az/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG