Exército russo inicia manobras na região do Cáucaso

Moscou, 15 jul (EFE).- As Forças Armadas da Rússia iniciaram hoje as manobras militares Cáucaso-2008, que coincidem com o exercício militar georgiano-americano Immediate Response-2008, iniciado nesta terça-feira perto da capital da Geórgia.

EFE |

A Região Militar do Cáucaso Norte da Rússia mobilizou 8 mil soldados, 700 veículos motorizados e 30 aviões e helicópteros para manobras antiterroristas em onze repúblicas e regiões do sul do país.

"O principal objetivo é ensaiar a coordenação dos comandantes em caso de uma ameaça terrorista no sul da Rússia", disse o coronel Ígor Konashenkov, assessor do comandante do Exército russo.

Ele acrescentou que em vista do agravamento das relações entre a Geórgia e suas regiões separatistas, a Abkházia e a Ossétia do Sul, "também se ensaiará a participação das tropas em operações especiais de imposição da paz em zonas de conflitos armados".

O custo dos exercícios, que são financiados integralmente pelos Estados Unidos, é de US$ 8 milhões.

Ambas manobras militares coincidem com novas tensões entre a Geórgia e as duas regiões rebeldes, assim como com a Rússia, à qual Tbilisi acusa de encorajar os separatistas e exige a substituição das tropas de paz russas por forças multinacionais.

Moscou reconheceu na semana passada que quatro aviões de guerra seus tinham violado o espaço aéreo da Geórgia, mas justificou a incursão com a necessidade de reprimir uma eventual invasão de tropas georgianas na Ossétia do Sul.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, visitou Tbilisi na semana passada para apoiar a integridade territorial da Geórgia e dar respaldo a sua inclusão no Plano de Ação para a Adesão à Otan.

Além disso, Rice disse que os EUA estão "preocupados" com as ações da Rússia, que "não ajudam ao desenvolvimento do processo de paz", em alusão à decisão de Moscou de estabelecer relações econômicas com as regiões separatistas e o envio de tropas adicionais à Abkházia. EFE se/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG