O Exército paquistanês se prepara para iniciar um ataque em Charbagh, outra grande cidade do vale de Swat, noroeste do país, onde há cinco semanas iniciou uma vasta ofensiva para retomar o controle da região dos talibãs, informaram à AFP fontes militares.

No sábado, o Exército anunciou ter recuperado o controle da cidade de Mingora, a principal do distrito de Swat, que tem 300.000 habitantes. No domingo, o ministério da Defesa paquistanês informou que a ofensiva no vale de Swat terminaria em dois ou três dias.

"As forças de segurança cercaram Charbagh, os principais comandantes talibãs estão entrincheirados", afirmou à AFP uma fonte militar que pediu anonimato.

As informações divulgadas pelo Exército paquistanês não podem ser confirmadas, já que as zonas de combate no vale de Swat estão bloqueadas pelos militares.

Muitos dos 25.000 moradores de Charbagh, que fica 20 km ao norte de Mingora, abandonaram a cidade, assim como os residentes da principal cidade da região haviam feito.

Desde o início da ofensiva militar em 26 de abril nos distritos controlados pelos talibãs de Baixo Dir, Buner y Swat, quase 2,4 milhões de pessoas fugiram das zonas de combates, segundo a ONU.

str-jaf/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.