Exército paquistanês mata 29 insurgentes e avança em Swat

Islamabad, 26 mai (EFE).- O Exército do Paquistão afirmou hoje que matou nas últimas horas 29 fundamentalistas em sua operação contra os talibãs no norte do país, a maioria deles na principal localidade de Swat, Mingora, onde as tropas fizeram um progresso considerável.

EFE |

Em entrevista coletiva em Islamabad, televisionada pela imprensa do país, o porta-voz militar Athar Abbas disse que as forças de segurança estão revistando casa a casa em Mingora, cidade onde houve novamente "intensos enfrentamentos", que acabaram com a morte de 18 fundamentalistas.

Abbas disse que o núcleo duro dos talibãs em Swat está em Mingora, e acrescentou que alguns estão tentando escapar para distritos vizinhos, mas as tropas conseguiram prender 14 deles nas últimas 24 horas.

O porta-voz ressaltou que, por enquanto, as baixas civis estão sendo "mínimas", mas evitou dar um número à imprensa, durante seu comparecimento.

Alguns especialistas de inteligência consultados pela Agência Efe consideram que os civis estão sendo vítimas da ofensiva por causa das frequentes táticas de bombardeios aéreos utilizadas pelas forças de segurança.

Ontem à noite, em Dir, demarcação vizinha a Swat, o Exército respondeu a um ataque insurgente contra um posto de controle cometido por mais de 100 fundamentalistas.

Segundo Abbas, os confrontos causaram a morte de oito insurgentes e dois soldados, enquanto outros quatro militares morreram e 11 ficaram feridos em diferentes áreas do norte do país, principalmente em Swat.

Mais de 1,1 mil talibãs e cerca de 70 soldados morreram no norte do Paquistão desde o início das hostilidades, que causaram um êxodo em massa da população civil das áreas afetadas.

Segundo as autoridades e a ONU, desde o começo de maio, cerca de 2,38 milhões de pessoas foram registradas como deslocadas, enquanto outros 550 mil civis já tinham deixado suas casas por causa das ofensivas militares que ocorreram em 2008. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG