Exército paquistanês detém outro líder talibã em Swat

Islamabad, 16 set (EFE).- Após a detenção de dois importantes líderes insurgentes na semana passada, as forças de segurança paquistanesas anunciaram hoje que detiveram outro destacado dirigente talibã no Vale de Swat.

EFE |

Em comunicado, o Exército informou hoje sobre a detenção do comandante Sher Mohammed Qasab durante uma operação das forças de segurança, na qual o fundamentalista ficou ferido.

Qasab, que operava na zona de Charbagh, é membro da cúpula em Swat do Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), movimento que reúne diversas facções talibãs do país, e estava incluído em uma lista dos 16 terroristas mais procurados da região.

As autoridades ofereciam há meses uma recompensa de 10 milhões de rúpias (US$ 122 mil) por informação que ajudasse a encontrá-lo.

A detenção de Qasab ocorre cinco dias depois que o comando militar anunciou a detenção de outros dois importantes líderes do TTP de Swat: Muslim Khan, que era porta-voz regional do movimento, e o também comandante Mahmoud Khan.

O Exército paquistanês deu por concluído em julho a maior parte de uma operação em grande escala que lançou no final de abril em Swat e em outros distritos adjacentes, depois que os talibãs aproveitaram uma trégua para se expandir a outros territórios.

Até o momento, mais de 1,7 mil insurgentes e cerca de 200 soldados morreram nos combates, que também deixaram ferido o líder máximo do TTP na região, o mulá Fazlullah, que se encontra cercado pelas forças de segurança, segundo as autoridades.

Nas últimas semanas, os talibãs paquistaneses estão sofrendo contínuas detenções e deserções, e acabam de superar uma disputada transição de poder após a morte, em agosto, de seu líder, Baitullah Mehsud, em um ataque com mísseis dos Estados Unidos. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG