Exército mata oito rebeldes curdos no sudeste da Turquia

Oito rebeldes curdos foram mortos em confrontos com as forças de segurança no sudeste da Turquia, anunciou o Exército neste domingo.

AFP |

Estes membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, separatistas) foram mortos na manhã de sábado em uma região montanhosa da província de Sirnak, perto da fronteira com o Iraque, destacou o Exército em comunicado.

Os combates começaram depois do assassinato de cinco curdos, membros de uma milícia pro-governamental, na noite passada na mesma província.

Os serviços de segurança também encontraram sábado uma bomba composta de 15 kg de produtos químicos e diesel numa área montanhosa da província de Bingol (leste), segundo o comunicado do Exército.

Considerado uma organização terrorista por Turquia, União Européia e Estados Unidos, o PKK luta desde 1984 pela autonomia do sudeste da Turquia, de maioria curda. O conflito já deixou mais de 37.000 mortos.

O Exército turco reforçou em dezembro sua repressão contra o movimento separatista, intensificando as operações no sudeste do país e conduzindo incursões aéreas contra campos do PKK no norte do Iraque.

su/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG