Exército iraquiano toma posições em dois importantes portos de Basra

Bagdá, 1 abr (EFE).- Membros do Exército iraquiano entraram hoje nos portos de Khor Zubair e Umm Qasr, ao leste da cidade de Basra, para garantir o controle de ambos e melhorar a segurança, informou a agência de notícias independente Aswat Al Iraq.

EFE |

Segundo uma "fonte confiável", mas anônima, citada pela agência, as tropas tomaram posições durante a noite e substituíram as forças de segurança que até o momento tinham vigiado estas instalações.

Os dois portos, situados 40 e 60 quilômetros ao leste de Basra, respectivamente, são os mais importantes do país.

Além disso, em Basra, que fica 550 quilômetros ao sul de Bagdá, está a principal indústria petrolífera do Iraque e é a origem de 90% dos barris destinados à exportação.

A província foi o cenário de fortes combates durante a última semana, devido à ofensiva lançada pelo Exército iraquiano contra a milícia do clérigo xiita radical Moqtada al-Sadr, um conflito que também afetou as infra-estruturas petrolíferas.

Em 27 de março, um grupo de homens armados explodiu um oleoduto ao oeste de Basra, só dois dias depois de o Exército Mehdi, leal a Muqtada al-Sadr, ameaçar a possibilidade de uma ação neste sentido.

EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG