Exército iraquiano sai de Kirkuk e entrega controle a forças locais

Bagdá, 9 set (EFE).- As tropas do Exército iraquiano em Kirkuk abandonaram suas posições dentro da cidade para empreender manobras militares, e entregaram o controle às forças de segurança locais, informaram hoje fontes militares.

EFE |

"Os postos de controle nas mãos do Exército foram transferidos às forças de segurança, e não há nenhum soldado na cidade", disse à agência iraquiana "Aswat Al Iraq" o comandante da brigada, Abdallah Dalaui.

O oficial não deu mais detalhes sobre a natureza das manobras militares realizadas por suas tropas, nem a razão de sua saída de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

O Exército iraquiano foi mobilizado em Kirkuk em 28 de julho e instalou cerca de 30 postos de controle militares por toda a cidade.

Ainda não se sabe se a retirada é temporária ou será definitiva.

Este movimento de tropas coincide com a crescente tensão entre a região autônoma do Curdistão e o Governo central por várias zonas no norte e do nordeste do Iraque, entre elas Kirkuk.

Os curdos, maioria na cidade, querem a anexação de Kirkuk a suas três províncias, algo a que as minorias de árabes e turcomanos, assim como Bagdá, se opõem. EFE ah/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG