Exército iraquiano controla último bastião de Sadr em Bassorah

As forças de segurança do Iraque tomaram controle do último bastião do líder xiita radical Moqtada Sadr no sul do Iraque, anunciou neste sábado o exército americano em um comunicado.

AFP |

As forças iraquianas iniciaram na sexta-feira a última fase de uma operação no bairro de Al Hateen, um bastião do Exército de Mahdi de Sadr ao norte de Bassorah, 500 km ao sul de Bagdá, que havia iniciado no fim de março.

Foram realizadas operações de busca nesse bairro, considerado "um bastião de elementos criminais da milícia de jaich al Mahdi (o exército de Mahdi)", segundo o exército dos Estados Unidos.

O comunicado do exército, que cita o capitão americano Daniel Lammers, indica que as tropas iraquianas tomaram o controle de outros dois bairros, demonstrado "à população que o exército quer ajudá-los a se desfazer dos criminosos e de que está fora da lei".

Essa operação permitiu descobrir um esconderijo de armas, que incluía foguetes, morteiros e artefatos explosivos, disse o texto.

A ofensiva das tropas regulares iraquianas contra milicianos xiita na zona de Bassorah foi supervisionada pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki de 25 a 30 de março.

Segundo a ONU, essa operação já deixou 700 mortos.

jds/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG