Exército iraquiano anuncia captura de chefe militar da al-Qaeda em Mossul

Um importante chefe da rede fundamentalista al-Qaeda na cidade iraquiana de Mossul (norte) foi detido no centro-norte do país, informou nesta segunda-feira um porta-voz do Ministério da Defesa.

AFP |

"Abdel Khaleq Awweid Sebaaui, alto funcionário militar da al-Qaeda no Iraque, foi detido no domingo em Hay al-Qadisiya (próximo à cidade de Tikrit), em uma emboscada do Exército e da Polícia iraquianos", ressaltou o porta-voz, o general Mohammed al-Askari.

A prisão foi efetuada quando Sebaaui tentava de fugir de Mossul por causa da forte pressão das tropas iraquianas e norte-americanas nessa região, indicou o oficial.

Uma fonte militar em Tikrit (180 km ao norte de Bagdá) afirmou que o chefe da al-Qaeda foi preso em uma operação conjunta de tropas norte-americanas e iraquianas, e se encontra sob custódia dos norte-americanos.

O comando norte-americano no Iraque, consultado pela AFP, evitou fazer qualquer comentário a respeito até o momento.

Abdel Khaleq Awweid Sebaaui é o suposto chefe de operações militares do "Estado Islâmico do Iraque" (nome adotado pela al-Qaeda neste país) na região de Mossul, onde o Exército iraquiano iniciou no dia 14 de maio uma vasta operação contra a rede fundamentalista.

Cerca de mil pessoas foram detidas e centenas de armas foram apreendidas nesta operação batizada com o nome de "Mãe das Duas Primaveras".

A região de Mossul é considerada pelo Exército norte-americano como um dos últimos redutos da al-Qaeda no Iraque.

Outros quatro membros da al-Qaeda foram detidos em Charqat, 70 km ao sul de Mossul, acrescentou o porta-voz iraquiano.

str/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG