Exército dos EUA detém suposto responsável logístico de milícias xiitas

Bagdá, 8 ago (EFE).- O Exército dos Estados Unidos informou hoje sobre a detenção de um suposto responsável logístico dos grupos especiais (milícias xiitas supostamente apoiadas pelo Irã) e de outros cinco milicianos em uma operação ao nordeste de Bagdá.

EFE |

Segundo comunicado divulgado hoje, informantes levaram as forças da coalizão multinacional ao povoado de Abu Tabrah, a 17 quilômetros de Bagdá, onde se encontrava o responsável por supostamente facilitar ajuda econômica e militar iraniana aos "grupos especiais".

"Como dirigente desses grupos, também é suspeito de cometer ataques com explosivos contra forças iraquianas e da coalizão", informa a nota, que acrescenta que o detido atuava nas áreas de Ghazaliyah e Shula.

O comunicado acrescenta que "com a captura desse responsável financeiro e de seus cinco assessores, as forças da coalizão seguem desmantelando as redes dos grupos especiais".

O Exército americano acusa os "grupos especiais" de receber apoio logístico do corpo iraniano dos Guardiães da Revolução, sob as ordens do líder supremo da república islâmica, Ali Khamenei.

A maior parte dos membros desses grupos foi detida no bairro xiita de Cidade de Sadr, no leste de Bagdá, e suas proximidades. EFE am/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG