Exército dos EUA detém 25 supostos terroristas no Iraque

Bagdá, 7 ago (EFE) - O Exército americano deteve hoje 25 supostos terroristas, entre eles dois que fariam parte da Al Qaeda, em várias operações em diferentes pontos do Iraque, segundo um comunicado do comando militar dos Estados Unidos.

EFE |

A nota explica que um suposto dirigente de uma célula da Al Qaeda em Bagdá e um de seus assessores foram detidos em duas operações na capital.

Segundo o texto, supõe-se que o responsável esteja relacionado com a rede terrorista no bairro de Al-Karj e que o assessor colabore em transferir combatentes estrangeiros à célula em Bagdá.

Em outra ofensiva, três pessoas supostamente relacionadas com uma rede de terroristas estrangeiros em Bagdá também foram capturadas.

Na zona de Salman Pak, 40 quilômetros ao sul de Bagdá, os soldados americanos detiveram outros dois supostos terroristas que fazem parte de uma rede que realiza atentados com carros-bomba no bairro de Rasafa.

Segundo o comunicado, os grupos de supostos terroristas nos bairros de Al-Karj e Rasafa normalmente dirigem os ataques contra civis iraquianos e as forças de segurança.

Em Mossul, 400 quilômetros ao norte de Bagdá, as tropas da coalizão capturaram outro suposto dirigente da Al Qaeda e um dos assessores dele.

O comunicado acrescenta que, segundo informações dos serviços de inteligência, o suposto líder utilizava uma mesquita local para recrutar os extremistas, arrecadar fundos para financiar o terrorismo e armazenar armas usadas nos ataques contra as tropas da coalizão.

Nessa operação, também foram detidos outros nove supostos insurgentes.

Já a sudoeste de Mossul, quatro pessoas que se dedicavam a facilitar a incorporação de pessoas em grupos terroristas que operam no Iraque foram detidas, afirmou a nota.

Os militares americanos na zona de Beiji, ao sul de Mossul, detiveram também três supostos terroristas acusados de dar refúgio aos terroristas estrangeiros e esconder armas na região. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG