O chefe do Exército do Sri Lanka afirmou, neste domingo, que as tropas cingalesas assumiram o controle da cidade de Mulaitivu - o último reduto dos rebeldes do grupo separatistas dos Tigres Tâmeis no nordeste do país. Em um comunicado transmitido em rede nacional de televisão, o General Sarath Fonseka disse as tropas assumiram completamente o controle da cidade depois de um intenso confronto com os rebeldes.

Segundo ele, com a captura de Mulaitivu, 95% do trabalho para derrotar os Tigres Tâmeis já está feito.

Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, na sigla em inglês)não comentaram a ofensiva deste domingo.

Ofensiva
A tomada do controle de Mulaitivu, uma base militar importante para os rebeldes, acontece poucas semanas depois que o Exército anunciou que havia assumido a cidade de Kilinochi, conhecida como a "capital" do movimento, no início deste mês.

O governo do Sri Lanka lançou uma ofensiva grande contra os tâmeis e prometeu acabar com o movimento rebelde, que luta pela independência da minoria étnica tamil há cerca de 25 anos.

O correspondente da BBC em Colombo, Anbarasan Ethirajan, disse que o anúncio feito pelo chefe do Exército deu início a várias celebrações na capital.

Desde o início do confronto entre os rebeldes e o governo central, há cerca de meio século, cerca de 70 mil pessoas já foram mortas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.