Exército do Sri Lanka entra na última cidade dos Tigres Tâmeis

O Exército do Sri Lanka entrou na última cidade que estava em poder dos rebeldes separatistas tâmeis no extremo norte da ilha, anunciou o governo de Colombo neste domingo.

AFP |

"As tropas da 59ª divisão entraram na cidade de Mulaitivu há pouco e esperamos que assumam o controle de toda cidade em poucas horas", afirmou Keheliya Rambukwella, porta-voz do governo.

O Exército entrou em pequenos grupos na zona oeste de Mulaitivu, a última área urbana dos Tigres Tâmeis, anunciara mais cedo uma fonte militar que pediu anonimato.

Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil inundaram no sábado os arredores da cidade para retardar o avanço militar, mas as tropas conseguiram entrar na região com o auxílio de barcos.

Depois de conquistar Kilinochi, a "capital" política dos Tigres, no dia 2 de janeiro, o Exército cingalês prosseguiu com o avanço até os últimos enclaves dominados pelos insurgentes, confinados na selva em uma zona de 40 km de comprimento por 40 km de largura, na região de Mulaitivu, onde vivem quase 300.000 civis.

aj/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG