Exército do Paquistão diz que retomou reduto do Taleban

O Exército do Paquistão anunciou neste sábado que retomou o controle da maior cidade do Vale do Swat, que estava nas mãos do Taleban.

BBC Brasil |

O porta-voz militar, general Athar Abbas, disse à BBC que o centro de Mingora está sob o controle das forças do governo, embora ainda existam focos de resistência no subúrbio da cidade.

Os combates na região se intensificaram há uma semana, quando o Exército aumentou sua presença na cidade, caçando militantes do Taleban de casa em casa.

Os jornalistas estão proibidos de entrar na área, o que torna difícil a confirmação do anúncio do Exército.

Centenas de pessoas morreram e mais de 2 milhões fugiram do Vale do Swat desde o começo da ofensiva contra o Taleban, no dia 2 de maio, depois que um acordo de paz fracassou e os militantes passaram a ampliar sua área de influência no noroeste do Paquistão.

Recompensa

O Paquistão anunciou na sexta-feira que aumentou em mais de 10 vezes a recompensa pelo chefe do Talebã na região tribal do Vale do Swat, perto da fronteira afegã.

O governo do país prometeu pagar US$ 600 mil pelo clérigo Maulana Fazlullah, vivo ou morto. Outros 21 líderes do grupo também estão com a cabeça a prêmio.

Foi prometida uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura do chefe do Taleban no Paquistão, Baitullah Mehsud.

O Exército paquistanês vem aumentando desde a semana passada a intensidade da operação contra o Taleban no país. Na quarta-feira, pelo menos 24 pessoas morreram em um ataque a alvos militares na cidade de Lahore. O Taleban assumiu a autoria do atentado, que disse ser uma represália contra as operações em Swat e prometeu novos ataques.

Leia mais sobre Taleban

    Leia tudo sobre: taleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG