Exército do Iraque distribui comida e remédios em Basra

Bagdá, 21 abr (EFE) - O Exército iraquiano começou a distribuir comida e artigos de primeira necessidade em Basra, sul do país, onde continuam os conflitos entre militares e a milícia do clérigo Moqtada al-Sadr.

EFE |

Segundo explicação dada por membros do Exército iraquiano à agência de notícias "Irin", a decisão foi tomada para evitar uma possível crise humanitária na região.

O major do Exército do Iraque Emad Saad al-Amili confirmou que já estão sendo distribuídos alimentos nas áreas onde acontecem os combates, e acrescentou que, além disso, é permitido que a população saia das áreas para comprar produtos de primeira necessidade.

"As rações contêm farinha, arroz, leite, açúcar, vegetais e outros alimentos, assim como detergente", declarou.

O responsável pela Cruz Vermelha em Basra, Saleh Hmud, disse que a ajuda não foi interrompida pelos combates na região.

Hmud ressaltou que a situação é estável, já que neste momento as operações militares se limitam a ações de busca de armas e a alguns ataques esporádicos.

O diretor da Cruz Vermelha ainda afirmou que as equipes da organização trabalham com liberdade e distribuem cerca de 200 rações de alimento por dia, além de remédios.

Basra é o centro de intensos combates desde que, no final de março, o Governo de Nouri al-Maliki iniciou uma campanha para garantir a segurança na região.

A operação se estendeu a confrontos entre os soldados iraquianos e o "Exército Mehdi", leal ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, que chegaram a Bagdá e a outras províncias do sul do Iraque. EFE ju/rr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG