Exército do Iraque assume segurança na província de Wasit

BAGDÁ - As tropas americanas trespassaram hoje a segurança ao Exército do Iraque na província de Wasit, no sudeste do país e de maioria xiita, que se transforma na 13ª região do país sob controle dos militares locais.

Redação com agências internacionais |

A cerimônia de transferência foi transmitida ao vivo pela televisão iraquiana e incluiu membros do Exército dos Estados Unidos.

Wasit faz fronteira ao leste com o Irã e ao norte com a província de Diyala, atualmente uma das fortificações dos grupos insurgentes no Iraque.

Durante o ato, desfilaram dezenas de novos veículos das forças militares e civis, incluindo vários dos serviços de emergência e do corpo de bombeiros.

O conselheiro de Segurança Nacional do Iraque, Mouwafak al-Rubaie, destacou durante o ato que esta nova transferência demonstra que "as forças iraquianas são eficazes na coordenação da segurança e na proteção".

"Em nome do primeiro-ministro, sou feliz de estar aqui para a troca da segurança entre as forças da coalizão e o povo iraquiano", afirmou o conselheiro iraquiano.

Atualmente, apenas cinco das 18 províncias do Iraque - Bagdá, Salah ad-Din, Diyala, Ninawa e Kirkuk - continuam sob controle das tropas americanas.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG