Exército do Azerbaijão promove candidatura de reeleição do presidente Aliyev

Baku, 5 mai (EFE).- As Forças Armadas do Azerbaijão promoveram hoje o chefe de Estado, Ilham Aliyev, como candidato à reeleição nas eleições presidenciais de 15 de outubro.

EFE |

"Na qualidade de ministro da Defesa e em nome do pessoal das Forças Armadas promovo a candidatura do presidente e comandante-em-chefe, Ilham Aliyev, para as eleições", declarou em ato público o titular da pasta, Safar Abiyev.

Aliyev, que mantém uma política de equilíbrio de amizade tanto com o Ocidente quanto com a Rússia e de estimular a exploração das ricas reservas de hidrocarbonetos do mar Cáspio, é considerado favorito incontestável para ganhar o pleito de outubro.

O Azerbaijão, que coopera estreitamente com os Estados Unidos nos âmbitos energético e militar, se incomodou, no entanto, com a intenção da Casa Branca de financiar um apoio para as eleições presidenciais azerbaijanas.

"Os EUA não permitiriam a ingerência de nenhum país em seus assuntos internos. Então, por que deveria ocorrer algo assim no Azerbaijão?", questionou o chefe da Administração presidencial, Ramiz Mehdiyev.

As autoridades dos EUA expressaram sua disposição de destinar US$ 3 milhões para apoiar a realização, em 15 de outubro, de "eleições livres e justas" no Azerbaijão.

A embaixadora dos EUA no Azerbaijão, Anne Dersi, disse que o programa de apoio tem como objetivo reforçar os partidos políticos e o sistema eleitoral do país e garantir a apuração transparente dos votos.

Segundo Mehdiyev, organizações internacionais e alguns países tentam pressionar o Azerbaijão nos meses prévios às eleições.

"Mas, apesar disto, o pleito será transparente e democrático", declarou Mehdiyev. EFE fg/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG