Exército colombiano descobre 8 refinarias das Farc na fronteira com o Equador

Bogotá, 14 abr (EFE).- O Exército colombiano descobriu hoje oito pequenas refinarias de petróleo montadas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas selvas da fronteira sul com o Equador, informaram porta-vozes militares de Bogotá.

EFE |

Segundo a "Agência de Notícias do Exército" (ANE), as instalações, de características artesanais, foram achadas na zona rural de Valle del Guamez, cidade do departamento de Putumayo localizada a cerca de 1.500 quilômetros da capital colombiana.

A "ANE" destacou que os rebeldes tinham armazenados no local mais de 77.000 barris de petróleo (aproximadamente 285.000 litros), além de 1.375 galões (5.085 litros) de gasolina e outros 500 galões (1.850 litros) de óleo combustível.

"De acordo com as informações colhidas no local, esta estrutura clandestina era manuseada por integrantes das Farc", acrescenta a agência militar, segundo a qual os combustíveis tinham como destino "diferentes laboratórios para o processamento de pasta base de coca".

A "ANE" não informou a origem do petróleo, mas, supostamente, o produto foi extraído do chamado Oleoduto Transandino, que transporta petróleo de campos de Putumayo até Tumaco, porto voltado para o Pacífico e que fica em Nariño, departamento da mesma fronteira. EFE jgh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG