Nova Délhi, 15 nov (EFE).- O Exército cingalês reivindicou hoje a captura do último grande bastião portuário da guerrilha tâmil no litoral oeste, Puneryn, uma cidade do norte do Sri Lanka.

Na área ainda continuam alguns combates, mas, segundo informou o Ministério da Defesa em comunicado, os rebeldes dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) estão se retirando "rapidamente".

Segundo o Ministério, as tropas avançaram ao longo da costa e conseguiram cortar a comunicação de Puneryn - às portas de uma pequena península - com a localidade de Nallur, e em seguida invadiram a cidade.

Puneryn era o último bastião naval dos LTTE no litoral oeste e era usado pelos rebeldes como base para suas operações de artilharia de longo alcance contra as posições do Exército.

A guerrilha tinha capturado Puneryn em novembro de 1993, após uma ofensiva bem-sucedida contra uma base militar que terminou com a morte de centenas de soldados.

Apoiadas pela artilharia e a aviação, as tropas cingalesas conquistaram nos últimos meses grande parte do território nas mãos dos LTTE. EFE daa/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.