Exército cingalês diz ter tomado base dos LTTE no norte do país

Nova Délhi, 20 jul (EFE) - O Exército cingalês afirmou hoje ter tomado uma importante base dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) no norte do Sri Lanka, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa do país.

EFE |

A base se encontra na localidade de Illupakadavai, situada no distrito de Mannar (norte), onde se encontra uma das frentes de batalha entre o Exército e os LTTE.

Segundo a nota, as tropas já controlam Illupakadavai e avançaram dois quilômetros para assegurar as posições.

O Exército também afirmou, em 16 de julho, ter capturado a mais importante base naval da guerrilha no noroeste do país, na cidade de Vidattaltivu.

As tropas do Sri Lanka estão tentando encurralar os LTTE no norte da ilha, onde a guerrilha tem seus principais redutos.

O Exército informa diariamente das baixas causadas à guerrilha tâmil, embora estes dados não tenham confirmação independente, pois o acesso às frentes é restrito.

Os LTTE lutam há mais de duas décadas para conseguir um Estado independente que represente a minoria tâmil.

Em 16 de janeiro, o Governo rompeu unilateralmente os acordos de cessar-fogo assinados em 2002 e devolveu o país ao estado de guerra, embora os combates entre o Exército e a guerrilha tivessem sido constantes nos meses anteriores. EFE amp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG