Exército americano e milicianos xiitas se enfrentam em Bagdá

Tropas americanas e milicianos xiitas se enfrentaram durante toda a noite em Sadr City, o grande bairro pobre xiita de Bagdá, onde os combates se intensificaram na manhã desta terça-feira.

AFP |

As tropas americanas tentaram avançar durante a noite na área, reduto dos milicianos leais ao clérigo radical Moqtada al-Sadr, na zona nordeste da capital.

As trocas de tiros começaram depois da meia-noite e prosseguiram durante toda a madrugada, ganhando força ao amanhecer.

Os milicianos do exército de Mahdi, a milícia de Moqtada al-Sadr, espalharam explosivos pela região, o que dificultou o avanço dos soldados americanos, que foram obrigados a permanecer nas grandes avenidas.

Das ruas próximas, os milicianos atacavam as tropas americanas em emboscadas com armas leves e lança-foguetes do tipo RPG-7.

Os combates se concentravam na parte sul de Sadr City, perto da entrada do bairro, completamente cercado pelas tropas americanas e por oficiais iraquianos.

Franco-atiradores americanos posicionados ao redor da área dos combates impediam qualquer movimentação da população civil e helicópteros do tipo Apache sobrevoavam a região.

str-hba/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG