Exercício militar dos EUA é 'ameaça', diz diplomata de Pyongyang

Exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul vão acontecer entre os dias 25 e 28 de julho

iG São Paulo |

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira que os exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul são um "grave perigo" para a região e criticou a imposição de sanções pelos EUA , as quais classificou de "hostis".

Os comentários de um diplomata norte-coreano em Hanói, durante o maior fórum de segurança da Ásia, vêm um dia depois de os EUA anunciarem a ampliação das sanções contra a Coreia do Norte e dois dias depois de Seul e Washington anunciarem planos para realizarem exercícios militares conjuntos .

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que chegou à Hanói nesta quinta-feira, deve buscar maior apoio internacional à Coreia do Sul , que, apoiada pelos Estados Unidos, tem buscado que outros países condenem a Coreia do Norte pelo naufrágio de um navio sul-coreano.

O exercício militar conjunto de grande escala, marcado para começar em 25 de julho, é a primeira resposta militar desde o afundamento do navio sul-coreano. "Essa medida não é somente uma grave ameaça à paz e à estabilidade na Península Coreana, mas também à região", disse Ri Tong-il, membro da delegação da Coreia do Norte no fórum de segurança, a jornalistas.

A China, única aliada com poder da Coreia do Norte, também criticou fortemente os exercícios e lançou suas próprias manobras navais em sua costa leste.

Relações deterioradas

As relações entre as duas Coreias deterioraram depois que Seul acusou Pyongyang de torpedear um de seus navios de guerra em março, matando 46 pessoas.

Uma investigação feita por Seul com ajuda de especialistas internacionais atribuiu o naufrágio à Coreia do Norte, que no entanto negou a acusação. A China, aliada dos norte-coreanos, tampouco reconheceu o resultado da investigação.

    Leia tudo sobre: Coreia do SulCoreia do Norteestados UnidosChina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG