Exercício da UE avalia capacidade de reação diante de ataques terroristas

Bruxelas, 4 nov (EFE).- Um exercício que consiste em uma série de simulações de ataques terroristas colocou hoje à prova a capacidade de resposta e coordenação dos países da União Européia (UE), dentro do mecanismo de proteção civil administrado pela Comissão Européia (órgão executivo do bloco).

EFE |

O exercício "Var 2008" acontecerá durante quatro dias, de 4 a 7 de novembro, e terminará com uma oficina sobre as lições aprendidas, informou a Comissão Européia, em comunicado.

A operação, considerada como um dos eventos mais importantes da Presidência francesa da UE, contará com equipes de Defesa Civil da Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suécia.

Além disso, a instrução dará aos participantes a oportunidade de treinar em operações de resposta a situações de ameaça química, biológica, radiológica ou nuclear, assim como de testar a capacidade de cooperação dos países.

O Centro de Informação e Monitoramento (MIC), que é o ponto nevrálgico de operações do mecanismo, estabelece um vínculo entre as autoridades da Defesa Civil dos 30 países europeus participantes.

Seu trabalho consiste em facilitar a coordenação das equipes internacionais, como faz quando ocorre uma emergência real.

A Comissão Européia (CE) financia até 75% dos custos do exercício.

Desde o início em 2001, o mecanismo de Defesa Civil controlou cerca de 100 desastres e participou de outros 60.

Sua função principal é potencializar a cooperação européia quando ocorrer uma emergência nacional. EFE rja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG