Ex-ditador Manuel Noriega é novamente hospitalizado no Panamá

Apesar de autoridades dizerem se tratar de exames de rotina, advogado ressalta que Noriega foi diagnosticado com tumor

iG São Paulo |

Reuters
Foto de arquivo mostra Noriega sendo detido
O ex-ditador panamenho Manuel Noriega , que cumpre pena de 20 anos de prisão no seu país, foi novamente hospitalizado na quarta-feira.

Apesar de autoidades afirmarem que se tratam de exames de rotina, seu advogado ressaltou que a internação pode ter a ver com um tumor no cérebro.

"Ele passará por vários exames de rotina", disse Angel Calderón, diretor do sistema carcerário panamenho, acrescentando que Noriega teve uma gripe na semana passada.

Hospital: Ex-ditador Noriega é internado com suspeita de derrame no Panamá

Seu advogado, Julio Berrios, no entanto, disse que ele tem um tumor cerebral recentemente detectado pelos médicos e que sua saúde se deteriorou devido ao mau atendimento recebido na prisão quando teve gripe seguida de febre. "Sua saúde está piorando, mas nossa solicitação de mantê-lo no hospital foi postergada", disse Berrios.

Noriega, 78 anos, que está preso por crimes que cometeu durante seu governo militar (1983-1989), é culpado pelo assassinato de políticos de oposição e narcotráfico.

Ele foi deposto por uma ação militar dos Estados Unidos em 1989, depois que sua relação com Washington se deteriorou por causa dos vínculos dele com traficantes da Colômbia.

Pena

Noriega passou os últimos 20 anos atrás das grades, primeiro na Flórida, depois na França, após ser condenado por narcotráfico e lavagem de dinheiro .

Justiça: Tribunal da França aprova extradição de Noriega ao Panamá

Saiba Mais: Noriega passou de aliado a prisioneiro dos Estados Unidos

Ele foi extraditado em dezembro para o Panamá, e no mês passado foi levado da prisão para um hospital público depois de desmaiar em decorrência da hipertensão que sofre.

*Com Reuters

    Leia tudo sobre: noriegaditadorpanamámanuel noriegaprisãotumorhospitalregime militar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG