Ex-diretores da CIA pedem a Obama que encerre investigação sobre abusos

Sete ex-diretores da CIA pediram ao presidente americano, Barack Obama, que suspenda a investigação sobre abusos contra suspeitos de terrorismo que está sendo levada a cabo pela atual administração - e que poderia causar sérios danos às operações de inteligência, afirmam.

AFP |

Em uma carta conjunta, os ex-diretores dos serviços de inteligência, designados tanto por democratas quanto por republicanos, fazem um apelo a Obama para que dê por encerrada a investigação do departamento de Justiça, advertindo que isto afetará o trabalho dos agentes, que temerão ser processados.

"Esta iniciativa afetará seriamente a boa disposição de muitos outros agentes de inteligência, que assumem riscos para proteger o país", indica o texto da carta.

Alertando contra "investigações criminais sem fim", os sete signatários destacam que as acusações de abuso contra detentos já foram verificadas com a supervisão de promotores federais.

No mês passado, o Procurador Geral Eric Holder anunciou a nomeação de um promotor de carreira, John Durham, para reexaminar certos casos e apurar se os agentes foram além das técnicas permitidas pela administração do ex-presidente George W. Bush.

arb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG