Ex-congressista quer concorrer às eleições dos EUA pelo Partido Libertário

Washington, 12 mai (EFE) - O ex-congressista republicano Bob Barr anunciou hoje que se apresentará às eleições primárias do Partido Libertário, para se tornar seu candidato para o pleito presidencial dos Estados Unidos. Barr é o favorito para ganhar o pleito da legenda, que ocorrerá durante a convenção do partido, de 22 a 26 de maio em Denver (Colorado), e à qual assistirão mil representantes. A presença de seu nome nas cédulas nas eleições gerais de novembro nos EUA poderia tirar apoio do republicano John McCain entre alguns setores da direita. Os libertários são conservadores que defendem as liberdades individuais e um Estado com poucos poderes, que não se intrometa na vida dos cidadãos. Em política externa, se opõem ao intervencionismo americano.

EFE |

Durante a atual campanha de primárias republicanas, o congressista Ron Paul representou as idéias da legenda. Com uma base pequena, mas muito leal, conseguiu arrecadar bastante recursos, principalmente pela internet. No entanto, obteve pouco apoio nas urnas.

Barr, de 59 anos, foi congressista republicano pela Geórgia de 1995 a 2003, mas deixou esse partido em 2006 em protesto pela política do presidente americano, George W. Bush, de aumentar o poder do Governo para investigar os cidadãos e pela alta do gasto público.

Outras 15 pessoas anunciaram que concorrerão pela candidatura do Partido Libertário, entre elas Mike Gravel, um ex-senador que participou das primárias dos democratas, mas que, posteriormente, abandonou esse partido. EFE cma/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG