Ex-banqueiro suíço entrega dados de clientes ao WikiLeaks

Julian Assange recebe informações sobre cerca de duas mil contas abertas no banco Julius Baer, na Suíça

iG São Paulo |

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, recebeu nesta segunda-feira dois CDs com dados sobre as contas de cerca de 2 mil clientes do banco suíço Julius Baer. As informações foram entregues por Rudolf Elmer, ex-executivo do Julius Baer, em uma coletiva de imprensa em Londres, na Inglaterra.

AP
Fundador do WikiLeaks Julian Assange recebe CDs com dados bancários de 2 mil clientes do banco suíço Julius Baer, entregues pelo ex-banqueiro Rudolf Elmer em Londres

Elmer, que foi demitido do Julius Baer em 2002 e que vai a julgamento na Suíça na quarta-feira por quebrar o sigilo bancário, disse que os CDs possuem informações sobre importantes empresários, artistas e cerca de 40 políticos que possuiam contas no exterior.

Ele disse que queria divulgar os dados para educar a sociedade. "Eu acredito que, como banqueiro, tenho o direito de anunciar se algo que está errado", ressaltou o banqueiro.

"Sei como funciona o sistema e conheço a rotina do negócio. A partir desse ponto de vista, queria informar o que eu sei à sociedade", especificou.

Assange disse que os nomes dos titulares das contas bancárias serão publicados no site do WikiLeaks em duas semanas, uma vez que os dados foram verificados. "Está claro que Elmer é um denunciante de boa fé, por isso tenho o dever de apoiá-lo", acrescentou Assange. O fundador do WikiLeaks aguarda em liberdade o julgamento em Londres de um pedido de extradição feito pela Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

Com EFE

    Leia tudo sobre: julian assangewikileaksbancosuíça

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG